17 novembro 2007

NATIONAL BOOK AWARDS

]

Foram anunciados os vencedores do National Book Awards de 2007, o mais importante prémio literário americano.

  • Ficção: Denis Johnson, "Tree of Smoke" (Farrar, Straus & Girou)
  • Não- Ficção: Tim Weiner, "Legacy of Ashes: The History of the CIA" (Doubleday)
  • Poesia: Robert Hass, "Time and Materials" (Ecco/HarperCollins)
  • Young People's Literature: Sherman Alexie, "The Absolutely True Diary of a Part-Time Indian" (Little, Brown & Company)
Ainda não os li todos, mas recomendo vivamente a obra de Alexie, que é bem mais do que um livro somente para os mais leitores jovens e pode ser comparado à agradável surpresa proporcionada pelo "The Curious Incident of the Dog in the Night Time" de Mark Haddon em 2003.

Tomei conhecimento da obra de Alexie num podcast da NPR Books. O livro relata as aventuras de Arnold Spirit, um jovem "indio" (nas suas próprias palavras) de 14 anos, que, cansado do alcoolismo e da falta de perspectivas na reserva da sua tribo Spokane (perto de Seattle), decide inscrever-se numa escola de brancos fora da reserva. Relatado na primeira pessoa, "The Absolutely True Diary of a Part-Time Indian" retrata os desafios que Arnold enfrenta para ser aceite tanto pelos seus novos amigos brancos, como para não ser completamente ostracizado pelos seus companheiros e família na reserva.

Muito divertido e bem escrito, este é um livro recomendável como uma primeira introdução à literatura das chamadas First Nations, a qual crescentemente se tem tornado num marco incontornável das literaturas canadianas e americanas.

P.S. Tendo em conta os seus novos livros, para o ano, Ha Jin e Phillip Roth serão seguramente fortes candidatos aos prémios de 2008.

Sem comentários: