02 dezembro 2007

Eleições Americanas


A pouco mais de um mês do início das Primárias, existem dois claros candidatos que se destacam tanto no campo Democrático como no Republicano: Hillary Clinton e Rudy Giuliani.
Em quase todas as sondagens de opinião, Hillary tem cerca de 20 pontos percentuais sobre Barak Obama e 30 pontos percentuais sobre John Eduards. Com esta margem de vantagem, só mesmo um cataclismo, um escândala inesperado ou um desempenho desastroso nas primárias de Janeiro e Fevereiro poderão destronar Hillary Clinton da nomeação Democrata.
A situação no campo republicano não é tão clara, mas Giuliani possui um vantagem de 10 a 15 pontos percentuais sobre os seus principais rivais Republicanos (John McCain e Fred Thompson). Permanecem muitas incertezas (principalmente em relação a Giuliani, pois é natural que a direita religiosa não vai aceitar pacificamente a sua candidatura).
Um confronto Hillary-Giuliani parece assim estar iminente. Veremos se os próximos dois meses (decisivos para os candidatos) confirmarão essa tendência.
Esta é considerada a mais longa campanha eleitoral na história dos Estados Unidos. Resta saber se o eleitorado continuará motivado durante os onze meses que ainda faltam até às eleições de Novembro, em que se decidirá quem finalmente substituirá George Bush na presidência americana.

PS. Um bom site para seguir as sondagens da campanha americana é:
http://www.pollingreport.com/2008.htm

ASP

Sem comentários: