12 março 2008

LIÇÕES DOS OUTROS

O relativamente longo período recessivo que a economia portuguesa atravessa actualmente é consequência de três grandes factores: a nossa adesão ao Euro, a pouca dinâmica da nossa procura externa (principalmente na Europa) e a falta de confiança dos investidores privados
Comecemos pela moeda única. Há cada vez menos dúvidas que grande parte da crise actual é um reflexo da nossa adesão ao euro. Durante décadas, grande parte das empresas portuguesas estavam habituadas aos autênticos balões de oxigénio das chamadas desvalorizações competitivas. Assim, quando a procura externa descia consideravelmente, havia sempre a tentação de desvalorizar o escudo, pois as exportações ficavam mais baratas e, assim, mais competitivas. Esse mecanismo já não existe, o que penaliza grandemente as empresas menos competitivas. Obviamente que não há muito a fazer quanto à nossa participação no euro . Uma saída da moeda única seria desastrosa tanto a nível político como económico. Por isso, a solução passa por as empresas portuguesas se adaptarem. Para tal, é imperioso que se efectue uma reestruturação dos nossos sectores menos produtivos. De facto, essa reestruturação terá lugar quer gostemos quer não, pois a existência de uma moeda forte assim forçará.
^
Em relação ao pouco dinamismo de alguns dos nossos principais parceiros não há muito a fazer. A Europa continua esclerosada e o motor alemão já não é o que era, devido não só aos custos da reunificação, mas também ao rígido mercado laboral alemão. Obviamente, se a performance da economia europeia melhorar, o nosso sector exportador beneficiará.
Como já não temos as muletas da política cambial e da política monetária e como não podemos afectar a situação económica dos nossos maiores parceiros, a solução passa obviamente por aumentarmos a competitividade das nossas empresas (a nível interno e externo) através de um aumento da produtividade. O que podemos então fazer? Que lições poderemos tirar de outros países em situações semelhantes? Nos próximos dias, alguns posts irão analisar as lições que podemos retirar doutros países para conseguirmos emergir do marasmo económico.

Sem comentários: