17 abril 2008

O MITO DA CRIMINALIDADE IMIGRANTE

Na nossa Europa ainda tão xenófoba, o aumento da número de imigrantes dos últimos anos tem provocado toda a espécie de reacções negativas e, muitas vezes, racistas. Entre nós, muitos se insurgiram contra os ucranianos, contra os africanos ou contra os dentistas brasileiros. Segundo estes sectores, os imigrantes só nos roubam empregos e nos trazem maior criminalidade. Já discuti no "Mitos" esta questão, e por isso não me vou delongar muito mais. No entanto, como é referido no livro, é fácil concluir que estas ideias não estão minimamente de acordo com os factos. Os imigrantes têm, em média, maiores qualificação do que os trabalhadores portugueses e o seu trabalho é muitas vezes complementar ao emprego existente. Neste sentido, vários estudos demonstram que maior imigração não é sinónomo de maior desemprego ou baixa de produtividade. Bem pelo contrário.
^
E quanto à criminalidade? Será verdade que a entrada de imigrantes causa (ou pode causar) um aumento da criminalidade? Muito se discute sobre o assunto e muitas vezes ouvimos nos meios de comunicação social que este ou aquele ucraniano violou alguém ou que este ou aquele romeno roubou mais uma loja. Se é assim, será que os imigrantes não aumentam o desemprego, mas originam um aumento da taxa do crime?
Sinceramente, não conheço nenhum estudo para Portugal. No entanto, ontem foi publicado um estudo na Grã-Bretanha sobre o assunto. O aparecimento deste estudo faz sentido. Os britânicos andam assustados com o "grande" aumento de criminalidade provocado pela chegada de mais de um milhão (pelo menos) de imigrantes dos países da Europa de Leste (i.e, dos países do último alargamento da União Europeia). Contrariamente aos outros países da UE, a Grã-Bretanha abriu imediatamente as portas a estes cidadãos do Leste europeu e os resultados não se fizeram esperar: muitos imigrantes e maior criminalidade... ou... será que não?
^
À primeira vista, até parecia que sim. Quase todos os dias há relatos deste ou daquele crime provocado por um canalizador polaco, ou a violação levada a cabo por um português malvado (porque os portugueses têm também afluido ao Reino Unido em grandes números nos últimos anos), ou um crescimento da criminalidade organizada devido à chegada das redes mafiosas dos países de Leste. Não é assim de espantar que os media têm feito uma grande cobertura destes crimes um pouco por todo o território britânico.
Deste modo, seria de esperar que este estudo sobre o crime imigrante confirmasse aquilo que era reportado nos media. Mas não foi. Para espanto de muitos, o relatório encomendado pelo Ministério da Administração Interna britânico conclui que as taxas de criminalidade das comunidades polacas, romenas, búlgaras, entre outras, são semelhantes às taxas de criminalidade da restante população.
Ainda mais, a taxa de criminalidade tem vindo a baixar nos últimos anos, apesar da chegada de centenas de milhares de novos imigrantes. Só no último ano a taxa de criminalidade baixou 9 por cento... E estes são os factos.
^
O que é que tudo isto quer dizer? Que a ideia que mais imigração traz consigo um aumento da criminalidade é simplesmente um mito e é errada. Esta é uma história simplista com contornos populistas, mas pouco verdadeiros. É assim no Reino Unido (e no Canadá e nos Estados Unidos) e certamente assim será em Portugal.

Sem comentários: