16 março 2009

PREOCUPAÇÕES CHINESAS

O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, mostrou-se preocupado com as finanças públicas americanas e com a estabilidade do dólar. A razão é simples: os chineses detêm cerca de 1 bilião de dólares (ou um 1 seguido de 12 zeros, ou um trilião de dólares se seguirmos a denominação inglesa) da dívida pública americana. Por outras palavras, os chineses têm financiado os excessos orçamentais dos americanos nos últimos anos, inclusivé o enorme défice externo e até as próprias guerras que os EUA se têm envolvido. O fenómeno não é novo e, por isso, provavelmente as declarações deste responsável chinês são somente um alerta à nova administração americana que cair na tentação do proteccionismo é, obviamente, inaceitável para a China. E se os EUA o fizerem, os chineses poderão pedir aos americanos para que estes lhe paguem o que devem. O que seria, no mínimo, complicado, tendo em conta os montantes em causa.

2 comentários:

Anónimo disse...

Não deixa de ser curioso que um país *dito* comunista é quem tem sido um dos pilares da economia estado-unidense e suportado grande parte da 'alegada' prosperidade.

Já agora e falando de crise, seria interessante saber quem são os grandes credores dos países: outros países ou bancos e grupos privados.

antonio disse...

Caro Álvaro,

Um 1 seguido de 12 zeros não é quantia que se pague. É tudo imaginário. Faz parte dste mundo surrealista que está a rebentar pelas costuras. Eu nem queria estar na pele dos americanos nem dos chineses neste negócio

Antonio