15 setembro 2009

PROGRAMA ECONÓMICO DO PS

Aqui estão uns breves comentários que fiz ao Público sobre o programa económico proposto pelo PS:
O programa eleitoral agora apresentado pelo PS é bastante parco na apresentação de propostas concretas sobre o combate à maior crise estrutural que o país enfrentou nas últimas décadas. No entanto, apresentar o programa eleitoral antes do PSD teve um grande mérito, pois o PS apresentou como suas bandeiras que já tinham sido defendidas pelo PSD, tais como o reforço do apoio aos exportadores e às PMEs.
Penso que as medidas mais interessantes incluem a promessa de um Pacto do Emprego (que terá de ser um acordo de concertação social em que o crescimento salarial seja limitado) e, principalmente, a continuação da aposta nas energias renováveis, uma área onde somos líderes mundiais. Seria também desejável que o novo governo desse a mesma prioridade às indústrias tecnológicas, onde temos muitas empresas a brilhar internacionalmente.
O pior deste programa eleitoral é a insistência dogmática nas grandes obras públicas, as quais pouco contribuirão para melhorar a competitividade economica, e acarretam um grave risco de nos arrastar para níveis de endividamento insustentáveis.
Porém, o principal problema que o PS enfrentará com este programa eleitoral é a credibilidade. Os últimos 4 anos demonstraram que há um abismo enorme entre a retórica e a acção. Palavras bonitas ou manipulações de estatísticas não bastam, é preciso resultados. Resultados que não estão à vista. Os portugueses sabem disso e, por isso, o PS terá de reconquistar aqueles que perderam a confiança no partido do governo. E é isso que este programa eleitoral ainda não consegue.

Sem comentários: