15 setembro 2009

PROGRAMA ECONÓMICO DO PSD

Aqui estão os comentários que escrevi no Público sobre o programa económico proposto pelo PSD:
O programa do PSD parte da premissa que o país tem vindo a seguir um modelo de desenvolvimento errado, que deu azo a um preocupante endividamento externo e público. Para contrariar esta tendência (e um pouco como o PS), o PSD dá grande premência às exportações e à internacionalização das empresas. Contudo, para o PSD, o desenvolvimento e a competitividade alcançam-se apostando no empreendedorismo nacional e não através da engorda de um Estado considerado “asfixiante”. A outra grande diferença entre o PS e o PSD regista-se, como se esperava, ao nível dos grandes investimentos públicos. Nesta área, o PSD defende a reavaliação dos grandes projectos de investimento e a aposta na rede ferroviária convencional.
As principais surpresas do programa talvez sejam a grande ênfase dada à agricultura como um sector estratégico, bem como o objectivo de aumentar a concorrência sectorial.
Porventura, a proposta mais interessante seja a garantia de uma taxa de IRC de 10% para os investimentos a realizar no interior. Tal medida vai na direcção certa no combate à crescente desertificação. Mas não chega. Mais do que uma regionalização burocratizante, precisamos de incentivos fiscais e económicos sem precedentes para travar o inquietante dualismo do país.
As principais críticas a apontar serão a linguagem por vezes demasiado técnica e, principalmente, a ausência de uma mensagem mais positiva. Afinal, mais do que uma política de verdade, o que Portugal precisa é de retomar o sucesso que nos caracterizou nas últimas décadas. E é isto que este programa devia também realçar.

Sem comentários: