17 fevereiro 2010

CONSTÂNCIO

A nomeação de Vítor Constâncio para a vice-presidência do BCE é um sinal de que o governador de Portugal é muito bem visto perante os seus pares europeus. Constâncio é um homem com credilibidade e com provas dadas e esta nomeação prova isso mesmo. Mais do que um "orgulho" para Portugal, como alguns nos pretendem fazer crer, esta nomeação é o culminar de uma carreira de quem conhece bem os meandros do sistema monetário europeu e das suas idiossincracias. Um prémio pessoal bem merecido. Mais: quem pensa de que a nomeação de Constâncio será boa para Portugal, deve pensar de novo. Constâncio vai para Frankfurt para defender a União Monetária, e não Portugal necessariamente. Se dúvidas persistirem, por favor respondam-me: alguém ainda pensa que a nomeação de Durão Barroso para a Comissão Europeia nos trouxe benefícios de maior só porque Barroso é português?

3 comentários:

Anónimo disse...

É mais um contributo para a diáspora portuguesa, com a particularidade de ser alguém que ocupa um cargo de elevada importância num órgão tão importante como é a Comissão Europeia. Também poderá dar um “alimento” ao nosso ego visto sermos um país tão pequeno e o escolhido ser um português.

Carlos Pereira

antonio disse...

Caro Àlvaro,

Constâncio manifestou até o seu desgosto por ter de abandonar o país. Mais um pobre exilado para além de outros que eu conheço. Mais um boy do PS que tem feito inumeros favores a Sócrates. E cuja actuação nos ultimos anos em Portugal está longe de ser brilhante. Mas gostos não se discutem. Mas~se fosse com o meu voto certamente que apenas teria o direito à reforma.

Antonio

Gi disse...

OOuvi dizer que a reforma dele não é má, António.