04 dezembro 2010

O FRACASSO DO PRACE

Uma das principais bandeiras do primeiro governo de José Sócrates foi a chamada reforma do nosso Estado, o PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do Estado). Prometeu-se com grande alarido uma maior racionalização de recursos, um Estado mais eficiente, e poupanças consideráveis na despesa pública. Cinco anos volvidos e sabendo que há uma elevada probabilidade de o excessivo despesismo do nosso Estado nos conduzir a uma grave crise de liquidez (ainda pior do que os problemas de financiamento que hoje se fazem sentir), interessa perguntar: onde está a racionalização dos recursos prometida? Onde estão as poupanças publicamente propagadas? Onde estão as despesas públicas mais baixas? Onde está o combate ao nosso Estado despesista?
Como é evidente, o PRACE não deu azo nem a poupanças significativas, nem deu azo a uma verdadeira reforma da Administração Pública. A verdade é que o PRACE foi (e é) um tremendo fracasso. A prova disso é o despesismo rompante e o inaceitável descontrolo das despesas públicas nos últimos anos. Um fracasso proporcional à propaganda que o rodeou, aliás como aconteceu com o já olvidado Plano Tecnológico. Mais um fracasso colossal na lamentável tragicomédia que foram as irresponsabilidades dos últimos anos.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bom dia Sr.Doutor Alvaro Santos Pereira.
Comecei a ler o seu blog e não resisti a enviar uma mesagem de felicitações pelo seu trabalho sério e minicioso. Além de me ajudar a estudar, também me ajuda a compreender o "case Study" da economia Portuguesa. Realmente o Sr. desmonta com grande facilidade e com estudos económicos todas as politicas economicas que o governo de Portugal têm feito, provando que são medidas sem qualquer futuro. Continuarei a ler os seus artigos, pois eles são muito elucidativos, e dizem a verdade sobre o estado real do País.
Obrigado.